Imprensa

CV

Jerson Kelman nasceu no Rio de Janeiro em 1948, é casado, tem dois filhos e cinco netos. É engenheiro civil com especialização em hidráulica pela Escola de Engenharia da UFRJ (1971), Mestre em Engenharia Civil (1973) pela COPPE -UFRJ, e Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos (1976) pela Colorado State University.

É professor de Recursos Hídricos da COPPE-UFRJ desde 1974. Presidiu (como orientador) e participou de dezenas de bancas de mestrado e doutorado. Em 2003 recebeu o King Hassan II World Water Prize, por escolha do Conselho Mundial da Água, durante o Congresso Mundial da Água (Kyoto, Japão). É membro do Conselho Curador da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (FBDS), do Conselho Internacional da Abengoa(Sevilha, Espanha), do Conselho Científico da Semana da Água de Estocolmo, do Conselho Superior de Infraestrutura – COINFRA da FIESP e da Academia Nacional de Engenharia. É comendador da Ordem do Rio Branco e da Ordem do Mérito Científico. Recebeu medalhas de mérito legislativo da Câmara dos Deputados e daAssembléia Legislativa de Minas Gerais. Foi escolhido o Engenheiro Eminente de 2010 pela Associação de Antigos Alunos da Politécnica (UFRJ).

Desde março de 2010 é Presidente do Grupo Light. É Membro do Conselho Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ e foi Presidente do Conselho de Administração da AD-Rio (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro). Foi Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL (2005-2008) e Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas - ANA (2001-04). Anteriormente, havia sido pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), Diretor da SERLA-RJ (Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas) e consultor do Banco Mundial.

Foi membro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), do Conselho Consultivo do Instituto de Hidráulica da UNESCO em Delft (Holanda) e do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Foi coordenador da Comissão de Análise do Sistema Hidrotérmico de Energia Elétrica que diagnosticou as causas do racionamentode 2001.

Foi fundador, diretor e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). É autor dos livros “Cheias e Aproveitamentos Hidroelétricos” (1983) e “Desafios do Regulador” (2009), e de mais de uma centena de artigos técnicos e capítulos em livros especializados, bem como de dezenas de artigos publicados na grande imprensa.


Clique aqui para visualizar em PDF.